Metrô SP

Linha 20-Rosa do Metrô poderá ter 33 trens e deve começar pela Lapa

“ABC ganha duas linhas de Metrô e um BRT”. Essa foi a afirmação do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Mourando, durante uma coletiva de imprensa para anúncio da substituição do monotrilho da Linha 18-Bronze por um sistema de corredor de ônibus. A coletiva foi transmitida pelo Via Trolebus.

As duas linhas que o prefeito se refere é sobre a melhoria dos serviços da Linha 10-Turquesa da CPTM, com a frota renovada, e a implantação da Linha 20-Rosa do Metrô, que vai ligar a Lapa até a região. O ramal se inicia na Estação Prefeito Saladino, em conexão com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, depois passa pela estação Campestre, a Palmares que ficaria bem próxima à divisa de São Caetano do Sul, Afonsina, Rudge Ramos e Taboão-Anchieta, as duas em São Bernardo do Campo, e depois segue para a Lapa.

Fonte: Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019

Mas, os moradores do ABC devem esperar um pouco mais para usufruir do meio de transporte de alta capacidade. De acordo com o que foi pulicado pelo Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019, com um balanço de ações da Companhia, a construção da nova linha deve começar pela Zona Oeste da capital.

“Será implantada em duas etapas, Lapa – São Judas e São Judas – Prefeito Saladino (Santo André) da Linha 10-Turquesa da CPTM, sendo prioritário o Trecho Lapa – São Judas, com extensão operacional aproximada de 15 km, 17 estações e 1 pátio de estacionamento e manutenção” – diz o relatório.

Portanto é possível antever que quando as obras foram iniciadas, será construído primeiro o trecho entre a Lapa e São Judas, segundo o relatório.

Estação Prefeito Saladino

33 trens e um milhão de passageiros

O trecho entre Lapa e Prefeito Saladino terá 27 km de extensão, atendendo a mais de um milhão de passageiros por dia, com projeções para 2034, e 33 trens na frota, segundo o documento.

Andamento do projeto

Segundo o relatório, o Projeto Funcional está em fase de licitação, fase que antecede o projeto básico, onde ainda não é estimado a realização de obras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Que nós, moradores do ABC, não nos esqueçamos disso nas próximas eleições, Dória, Morano, Serra e demais políticos não merecem nosso voto, pois, como sempre, fizeram promessas que não seriam cumpridas, até agora nada do projeto do BRT, é mais fácil largarem a gente presos em intermináveis congestionamentos, mas no começo do ano não esquecem de nos enviar aquele boleto gordo para pagarmos de IPTU, IPVA e por aí vai…

  • Essa linha Rosa doi lançada pra “tapear” o pessoal do ABC, óbvio que existe a possibilidade de sair do papel mas isso vai levar longuíssimos anos ainda.

    E sobre o BRT, é até bom não ter saído do papel, quem sabe na próxima eleição não seja eleito alguém com o mínimo de sensatez e retome o projeto do monotrilho.

  • Creio que seja muito difícil essa linha chegar no ABC muito extensa.
    Por outro lado, o trecho A dela São Judas x Lapa vai dar uma boa desafogada na L1

Publicidade

Anúncios