YouTube video
SPTrans

As 5 maiores linhas de ônibus de São Paulo

A cidade de São Paulo conta com 1336 linhas de ônibus que atendem todas as regiões do município. E neste artigo destacamos as 5 maiores linhas em operação:

5 – Linha 5362 – Parque Residencial Cocaia – Praça da Sé – 67,63 km

Tempo de viagem no pico: Quase duas horas
Resumo do itinerário: Avenida Belmira Marin, Senador Teotônio Villa, Adolfo Pinheiro, Vereador José Diniz, Ibirapuera, e 23 de maio;
Operadora: Viação Grajaú;

4 – Linha 3459: Itaim Paulista – Terminal Parque Dom Pedro II – 68,34 km

Tempo de viagem no pico: 135 minutos – 2h25
Resumo do itinerário: Avenidas Marechal Tito, Avenida São Miguel, Nordestina, Amador Bueno da Veiga e Radial Leste;
Operadora: Viação Metrópole Paulista;

3 – Linha 3539: Metrô Bresser – Cidade Tiradentes – 69,23 km

Tempo de viagem no pico: 100 minutos
Resumo do itinerário: Avenida dos Metalúrgicos, Estrada do Iguatemi, Ragueb Chohfi, Jacu-Pêssego, Itaquera e Radial Leste;
Operadora: Express

2 – Linha 695Y: Terminal Parelheiros – Metrô Vila Mariana – 72,30 km

Tempo de viagem no pico: 140 minutos – 2h30
Resumo do itinerário: Avenida Avenida Sadamu Inoue, Teotônio Vilela, Interlagos, Vereador José Diniz e Ibirapuera
Operadora: Viação Guajaú

1 – Linha 477P – Ipiranga – Rio Pequeno – 78,31 km

Tempo de viagem no pico: 136 minutos – 2h25
Resumo do itinerário: Rua Vergueiro, Estrada das Lágrimas, Ricardo Jafet, Bosque da Saúde, Jabaquara, Indianópolis, Faria Lima, e Rodovia Raposo tavares
Operadora: Via Sudeste

Maior linha na época da CMTC com quase 100 km

Já imaginou uma linha de ônibus com 97,5 km de extensão e com tempo de percurso de 6 horas? Esta era a Linha 222T – Circular Interbairros, em tempos de operação da Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC.

A superlinha foi criada em 1986, na administração do prefeito Jânio Quadros, e ligava os bairros da periferia de São Paulo, circundando toda a cidade sem passar pelo centro.

O trajeto era iniciado em Santana e seguia percorrendo os bairros de Frequesia do Ó, Vila Leopoldina, Jaguaré, Vila Sônia, Morumbi, Santo Amaro, Interlagos, Jabaquara, Ipiranga, Sacomã, Vila Prudente, Sapopemba, Água Rasa, Tatuapé, Vila Maria, até voltar finalmente a Santana.

Mas a grande ideia não prospetou por muito tempo. O atendimento foi extinto em menos de um ano depois de sua criação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus