Onibus Scania que operou na linha 222T - Interbairros, a maior que São Paulo ja teve. Foto: SPTrans/CMTC. Museu Virtual do Transporte.
Recordar é viver

Relembre a linha de ônibus que atendia a todas as regiões de SP

Uma linha de ônibus com 97,5 km de extensão e com tempo de percurso de 6 horas, e que cortava ao menos quinze bairros. Qual região essa linha atendida? Todas elas, de norte a sul e de leste ao oeste.

Esta era a Linha 222T – Circular Interbairros, em tempos de operação da estatal Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC.

A superlinha foi criada em 1986, na administração do prefeito Jânio Quadros, e ligava os bairros da periferia de São Paulo, circundando toda a cidade sem passar pelo centro.

O trajeto era iniciado em Santana e seguia percorrendo os bairros de Frequesia do Ó, Vila Leopoldina, Jaguaré, Vila Sônia, Morumbi, Santo Amaro, Interlagos, Jabaquara, Ipiranga, Sacomã, Vila Prudente, Sapopemba, Água Rasa, Tatuapé, Vila Maria, até voltar finalmente a Santana.

Mas a grande ideia não prospetou por muito tempo. O atendimento foi extinto em menos de um ano depois de sua criação. Havia ainda no caminho a troca de motorista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus