Expresso do Aeroporto do Metrô de Pequim.
Expresso do Aeroporto do Metrô de Pequim. Foto de: karismafilms, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons
Metrô

13 Maiores Metrôs do Mundo em extensão [Atualizado 2024]

A viagem pelos sistemas de metrô ao redor do globo nos revela uma rede rica de eficiência, inovação e dedicação à mobilidade urbana. De Paris a Xangai, cada rede não apenas facilita o cotidiano de milhões, mas também espelha a identidade cultural, tecnológica e progressiva de suas cidades.

Quais as cidades com maiores sistemas de metrô do mundo?

Nesse ranking, listamos as 13 cidades do mundo com as maiores redes de metrô em extensão de quilômetros. Nesse ranking, também são considerados em alguns casos a malha ferroviária total, ou seja, metrôs subterrâneos ou de superfície, trens, monotrilhos, bondes e outros sistemas ferroviários.

Curioso para conhecer a primeira da lista?

13. Metrô de Paris: Renovação Histórica

O icônico Metrô de Paris – o Metropolitain – conhecido por seus 214 km de trilhos, se prepara para um salto histórico com o Grand Paris Express. Este projeto deve adicionar 200 km de novas linhas e 68 estações, conectando áreas suburbanas e reformulando o mapa metroviário parisiense.

Apontado como o maior projeto de infraestrutura civil da Europa, sua execução reforça Paris como símbolo de inovação em mobilidade urbana. Esta transformação é detalhada no artigo “Paris está ganhando uma rede de metrô completamente nova. E é enorme” [1] (Paris is getting a whole new Metro network. And it’s huge) da CNN, de 2023.

Foto da Estação Voltaire da linha 9 do metrô de Paris, França.
Estação Voltaire da linha 9 do metrô de Paris, França. Foto de: Clicsouris, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons

12. Wuhan: a potência chinesa

Atualmente, as linhas 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 11 e a Linha Yangluo (linha 21) do metrô de Wuhan estão em funcionamento, cobrindo uma extensão de cerca de 288 quilômetros, operando 199 estações. Além disso, as linhas 5 e 27 entrarão em operação em breve.

Está previsto que, até o final de 2049, o metrô de Wuhan contará com 32 linhas, totalizando uma extensão de 1.200 quilômetros, o que representará mais de 55% do transporte público da cidade, de acordo com o site de turismo chines, Travel China Guide.

O trem da linha 1 do metrô de Wuhan na estação Jinghe. Trem azul com partes brancas de frente com neve nas laterais.
O trem da linha 1 do metrô de Wuhan na estação Jinghe. Foto de: Painjet, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons.

11. Metrô de Madri: A Elegância Espanhola

Desde a viagem inaugural feita por Alfonso XIII, o Metrô de Madrid cresceu de forma exponencial, refletindo o crescimento demográfico e econômico na Comunidade Autônoma de Madrid.

Hoje, estende-se por 295 km e possui 302 estações, posicionando-se entre os grandes sistemas de metrô do mundo ocidental.

Em 2023, 662,3 milhões de usuários escolheram o Metrô de Madrid como sua forma de transporte público na região, de acordo com o operador do sistema da cidade.

Metro de Madrid. Estação Marqués de Vadillo. Trem azul e branco visto na plataforma de embarque da estação visto lateralmente.
Trem do Metrô de Madrid na estação Estação Marqués de Vadillo. Usuario: Barcex, CC BY-SA 3.0 <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/>, via Wikimedia Commons

10. Metrô de Seul: Rede Expansiva de Alta Qualidade

O Metrô de Seul opera uma das maiores redes ferroviárias urbanas do mundo, composta por 288 estações, com 311 km de extensão. Mais de sete milhões de cidadãos usufruem diariamente do serviço ferroviário urbano oferecido pelo Metrô de Seul, destacando-se como um exemplo de eficiência e conveniência no transporte público, de acordo com o operador do sistema local.

Passageiros aguardam o trem na plataforma da estação Seolleung.Linha 2 do Metrô de Seul.
Plataforma da estação Seolleung.Linha 2 do Metrô de Seul. LERK, CC BY 2.5 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.5>, via Wikimedia Commons

9. São Paulo: o gigante do hemisfério sul

A maior cidade do hemisfério sul não poderia ficar de fora desse ranking. A rede somada do Metrô e CPTM totalizam 299 km de extensão com 148 estações, de acordo com Metrô e CPTM.

As linhas 1 – azul, 2 – verde, 3 – vermelha, 15 – prata, 4 – amarela e 5 lilás, somam 103 km e 91 estações. Se os projetos em estudo e os que já estão em andamento avançarem, no melhor dos cenários, São Paulo pode ganhar um pouco mais de 80 km de novos trilhos, chegando a quase 380 km de trilhos até 2035.

Quer conhecer alguns desses projetos? Veja o Mapa dos sonhos do metro de SP no futuro.

Linhas em estudo:

  • Linha Celeste: 19,5 km
  • Linha Rosa: 31 km

Essas propostas ainda estão em análise então as dimensões do projeto podem mudar até a conclusão final, segundo informações do Governo de São Paulo e Metrô.

Linhas em construção:

  • Linha Laranja : 15 km
  • Linha 17, Ouro: 6,7 km

Apesar dos atrasos nas obras, essas obras devem ser concluídas e entregues – ainda que parcialmente – até 2026 segundo o governo de São Paulo. informou em nota oficial.

Linha em expansão:

  • Linha 2, Verde: + 8 km

Segundo a companhia de Metro de São Paulo, essa expansão deve tornar a linha verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros de extensão.

Metrô da linha 1 azul de São Paulo na plataforma de embarque, visto lateralmente.
Metrô da linha 1 azul de São Paulo na plataforma de embarque. Foto de: Bruno Silva (Todos os direitos reservados). Fonte: Canal Trilhos que Movem SP.

8. Deli: A efervescência indiana

No momento, o sistema de metrô de Delhi se estende por aproximadamente 392 km, com 288 estações. Além disso, o Metrô de Delhi desempenhou um papel significativo na proteção ambiental, sendo pioneiro global ao obter créditos de carbono por meio de sua tecnologia de frenagem regenerativa.

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o DMRC tornou-se o primeiro serviço de metrô e sistema ferroviário do mundo a receber créditos de carbono por sua contribuição à redução das emissões de gases de efeito estufa, de acordo com o operador do sistema local.

7. Metrô de Londres: O Pioneiro Atualizado

O Metrô de Londres, o sistema de transporte subterrâneo mais antigo do mundo, inaugurado em 1863, hoje se estende por 402 km. Anualmente, mais de 1.35 bilhão de passageiros utilizam suas linhas, com a estação de Waterloo registrando o maior fluxo, com 100.3 milhões de passageiros por ano, de acordo com o operador do sistema local.

Os trens percorrem 83.6 milhões de km anualmente, mantendo uma velocidade média de 33 km/h. Notavelmente, 45% da rede opera por túneis, demonstrando a complexidade e a eficácia deste sistema histórico que continua a evoluir e atender às necessidades de uma das mais vibrantes metrópoles do mundo.

6. Metrô de Moscou: Expansão Monumental

Desde sua inauguração em 1935, o Metrô de Moscou evoluiu para uma vasta rede de mais de 250 estações e 461 quilômetros de extensão. Sua mais recente expansão, a Big Circle Line, adicionou uma rota circular de 70 quilômetros com 31 estações, consolidando-se como um dos maiores projetos de infraestrutura da Rússia nas últimas décadas, com um custo estimado de $6.6 bilhões.

Este desenvolvimento, destacado no artigo “Metrô de Moscou inaugura a “maior linha circular do mundo” (Moscow Metro Inaugurates ‘World’s Longest’ Circle Line) do The Moscow Times, reafirma a importância do metrô como espinha dorsal do transporte urbano na capital russa.

Plataforma da estação Seligerskaya, em Moscou na Rússia.
Plataforma da estação Seligerskaya, em Moscou na Rússia. Svetlov Artem, CC0, via Wikimedia Commons.

5. Metrô de Tóquio: O Intrincado Gigante Japonês

O sistema do Metrô de Tóquio cobre 195 km com suas 9 linhas e transporta em média 7.07 milhões de passageiros diariamente. Possui 2766 carros e, exceto pelas linhas Ginza e Marunouchi, as demais sete linhas operam em conjunto direto com vários outros serviços ferroviários na cidade.

Este arranjo cria uma rede de serviços integrados que cobre aproximadamente 532 km, destacando a complexidade e a extensão da infraestrutura de transporte de Tóquio e seu papel indispensável no cotidiano da metrópole, de acordo com o operador do sistema local [15] e o site turístico GoToTokyo.

4. Metrô de Guangzhou: Expansão Ambiciosa

O Metrô de Guangzhou possui 16 linhas em operação com extensão de 621 km e 302 estações. Sua quilometragem é a 3ª na China e está listada entre as 10 melhores do mundo, de acordo com o governo local.

3. Metrô de Pequim: A Expansão Planejada

Atualmente, Pequim possui 23 linhas de metrô em operação, cobrindo 807 quilômetros e 475 estações, incluindo 81 estações de transferência. Com 12 linhas atualmente em construção, a longo prazo, até 2025, Pequim planeja ter uma rede de metrô com 30 linhas totalizando 1.177 quilômetros, de acordo com o site turistico Travel China Guide.

Este plano ambicioso reflete o compromisso de Pequim em expandir e melhorar seu sistema de metrô para conectar áreas suburbanas a centros urbanos importantes, como a Praça Tian’anmen e Wangfujing.

Expresso do Aeroporto do Metrô de Pequim.
Expresso do Aeroporto do Metrô de Pequim. Foto de: karismafilms, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

2. Metrô de Xangai: O Colosso Chinês

O Metrô de Xangai está no top 3 lista com seu sistema metroviário impressionante. Em 2021, a cidade inaugurou a Linha 14, totalmente autônoma, e a seção norte da Linha 18, elevando a extensão total de sua rede para 831 km. Com 20 linhas e 508 estações, das quais 83 são de transferência, Xangai não apenas mantém essa posição de destaque, mas também lidera em termos de tecnologia de metrô sem motorista, com 167 km de linhas automatizadas.

O novo trecho de 38 km da Linha 14, atravessando distritos centrais e conectando pontos turísticos chave, exemplifica a constante evolução e a ambição do metrô de Xangai, de acordo com o governo local.

Hall da estação Yuyuan Garden, Linha 14, Metrô de Xangai.
Hall da estação Yuyuan Garden, Linha 14, Metrô de Xangai. SolidBlock, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

1. Metrô de Nova York: Uma Rede Vasta

O Metrô de Nova York abrange impressionantes 1070 quilômetros de trilhos, de acordo com a Metropolitan Transportation Authority (MTA). Se esticado de ponta a ponta, esse sistema extensivo chegaria de Nova York até próximo de Chicago.

O sistema inclui 277 estações subterrâneas, 153 elevadas além de outros formatos, totalizando 472 estações, de acordo com o operador MTA. O metrô de Nova York é um dos poucos que funciona 24 horas por dia.

Entrada da estação Trinity Church em Wall Street, Nova York. Benoît Prieur, CC0, via Wikimedia Commons.
Entrada da estação Trinity Church em Wall Street, Nova York. Benoît Prieur, CC0, via Wikimedia Commons.

Ranking dos 13 sistemas de metrô mais extensos do mundo:

  1. Nova York: 1070 km de extensão, 472 estações;
  2. Xangai: 831 km de extensão, 508 estações;
  3. Pequim: 807 km de extensão, 475 estações;
  4. Guangzhou: 621 km de extensão, 302 estações;
  5. Tóquio: 532 km de extensão, 180 estações;
  6. Moscou: 461 km de extensão, 250 estações;
  7. Londres: 402 km de extensão, 270 estações;
  8. Deli: 392 km de extensão, 288 estações;
  9. São Paulo: 371 km de extensão, 183 estações;
  10. Seul: 311 km de extensão, 288 estações;
  11. Madri: 295 km de extensão, 302 estações;
  12. Wuhan: 288 km de extensão, 199 estações;
  13. Paris: 214 km de extensão, 302 estações.

Nesta jornada pelos maiores metrôs do mundo, vimos não só a magnitude dessas redes, mas também a importância vital que representam para as cidades que servem. Cada sistema, com suas peculiaridades e desafios, contribui para um mundo mais conectado e acessível, reafirmando o metrô como uma artéria fundamental da vida urbana moderna.

Quer ver mais sobre o as maiores redes de metrô do mundo? Veja nosso vídeo  de 2019 do canal do ViaTrólebus no Youtube:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus