Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Isolamento social cai para 51% no Estado de São Paulo nesta segunda (20)

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), registrou no Estado de São Paulo, 51% de isolamento social nesta segunda-feira, 20 de Abril de 2020. O percentual de domingo foi de 59%.  O sistema monitora dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia da quarentena no estado.

Os especialistas e autoridades de saúde dizem que o percentual deveria ser em 70%, como faixa mais eficaz para frear o contágio do novo coronavírus. 59% foi o maior índice registrado até agora, mas em finais de semana ou feriados.

O menor índice, desde decretada a quarentena no estado, foi no dia 09 de abril, quando foi registrado 47% no índice de isolamento.

Poluição em São Paulo cai 50%

As medidas de isolamento social para controlar o avanço da COVID-19 ajudaram a reduzir os níveis de poluição nas grandes cidades, segundo reportagem de Daniel Antonio à Agência FAPESP.

Isso acontece porque a principal fonte de emissão de poluentes é a frota veicular, que durante a quarentena está menos ativa do que o normal. A avaliação é da professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Maria de Fátima Andrade.

“Tanto para monóxido de carbono (CO) como para óxido de nitrogênio (NOx), os veículos de passageiros explicam mais de 80% da emissão de CO e os veículos a diesel explicam mais de 75% da emissão de óxido de nitrogênio. E esses poluentes têm uma relação muito grande com impactos à saúde”, explica a pesquisadora.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus