Com planos de conceder as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para a iniciativa privada, o novo operador terá que realizar intervenções em 35 estações.
Uma delas será a Pinheiros, ponto de conexão entre a Linha 9 e a 4-Amarela do Metrô, que recebe um grande volume de passageiros nos horários de pico que realizam a baldeação entre as linhas, e contam atualmente apenas com uma passarela, entregue em 2011, quando foi aberta a conexão.
Segundo documentos da minuta do edital de concessão, disponibilizado no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, uma nova estrutura deverá ser erguida. A estrutura deve utilizar a antiga passagem, construída pela Fepasa, entregue em 1981:
Remodelação de estações
Trinta e cinco paradas das linhas 8 e 9 serão remodeladas, e entre os destaques estão a inclusão de passarelas para outra margem no rio pinheiros em duas estações, além da unificação das estações da Lapa.
O novo operador deverá ainda adquirir 30 trens. Segundo nota da companhia, o concessionário deverá investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nas duas linhas.
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