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CPTM

Operador das Linhas 8 e 9 da CPTM terá que comprar trens e unificar estação Lapa

Em uma apresentação de pré-modelagem da concessão à iniciativa privada das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, ao Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, foram mostrados alguns pontos e exigências que devem ser cobrados do novo operador, segundo informações do site Diário do Transporte.

Entre as contrapartidas estão a aquisição de um novo material rodante, perfazendo estimativa total de investimento a cargo do concessionário de cerca de R$ 2,6 bilhões. Outra ação do operador privado será a construção da nova estação Ambuitá, em Itapevi, além da unificação da estação Lapa, promovendo a conexão entre as linhas 7 Rubi e 8 Diamante.

O prazo de concessão deve ser por 30 anos e a concorrência será internacional. O novo operador ainda deverá promover melhorias em 35 estações e modernizar sistemas e infraestrutura de operação.

Foto: Renato Lobo

Primeira audiência pública

A CPTM deve realizar a primeira audiência pública para a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. De acordo com publicação do Diário Oficial, o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, deve realizar a audiência pública no dia 27 de fevereiro de 2020, às 15 horas. Nesta data devem ser conhecidos mais detalhes sobre a concessão.

O evento deve ocorrer no Auditório André Franco Montoro, que fica na Praça Pateo do Collegio, 184, no centro de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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