Estação Santo Amaro - Linha 9-Esmeralda da CPTM | Foto: Renato Lobo
CPTM

Comissão de Transportes da Alesp pode debater concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM

O Deputado Estadual Carlos Giannazi protocolou um requerimento exigindo a convocação do Presidente da CPTM, Pedro Moro, e do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para dar explicações na Comissão de Transportes da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, atualmente sob a gestão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

O governo estadual tem planos de conceder as duas ferrovias, e a primeira audiência pública já foi realizada. A previsão é que o edital seja lançado ainda em maio deste ano, e a entrega de propostas está prevista para setembro.

O concessionário explorará os serviços por 30 anos, e terá que fazer algumas contrapartidas, como a compra de 30 trens e reforma de 35 estações.

Mas o projeto encontra resistência, tanto por parte do sindicato da sorocabana, que representa os ferroviários das linhas 8 e 9, quanto por deputados da oposição.

“Mais um projeto absurdo de Doria, que causará, entre outros danos, demissões em massa e terceirização irrestrita, com a contratação precarizada de funcionários inexperientes, que poderá colocar em risco a vida dos usuários” – diz um post nas redes sociais do deputado

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus