Aviação

Empresa que está desenvolvendo avião supersônico para passageiros fecha importante parceria

O projeto de aeronave supersônica para o transporte de passageiros deu mais um passo para se tornar realidade. A empresa Boom, uma das companhias que estão desenvolvendo modelos capazes de voar acima da velocidade do som, estabeleceu uma parceria com a empresa de pesquisa e serviços, a Flight Research (FRI), para testar seu demonstrador de tecnologia XB-1 em um corredor supersônico que se estende pelo deserto de Mojave.

A construção do XB-1 está em andamento nas instalações da Boom em Denver, Colorado, e os testes de voo estão programados para começar ainda este ano.

O demonstrador será usado para testar e refinar o design final da aeronave comercial que voará a Mach 2.2. A chamada Overture deverá entrar em serviço em meados da década de 2020.

Estrondo sônico

Uma das grandes preocupações do projeto é o estrondo sônico, um som associado às ondas de choque criadas por um objeto viajando através do ar com uma velocidade maior que a do som. Estrondos sônicos geram uma enorme quantidade de energia sonora, soando muito similares a uma explosão.

Por conta desse ruído, as operações supersônicas de aeronaves foram proibidas nos Estados Unidos. O novo design da aeronave deve resolver este problema.

“A Flight Research fornece equipamentos essenciais e instalações superiores [no Mojave], permitindo finalizar e voar com o XB-1”, diz o fundador e executivo-chefe da Boom, Blake Scholl.

“Selecionamos especificamente o T-38 para o nosso programa de teste de voo por causa de suas características de voo semelhantes e capacidade de perseguir o XB-1 por meio de voo supersônico de baixa velocidade. Este é um momento emocionante na Boom e estamos contentes por ter um parceiro na FRI para nos ajudar a chegar à linha de chegada.”, comenta.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios