Foto: Benjámin Zelki
Metrô SP

Linha 2-Verde do Metrô vai ganhar 22 trens com expansão até a Penha

Na semana passada, o Governo do Estado anunciou o ordem de serviço para retomada do processo de expansão da Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha.

Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis deste trecho. De acordo com um comunicado do governo, também está incluso neste valor a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2, portas de plataforma, sistemas de alimentação elétrica, controle de trens,  que serão licitados pelo Metrô.

O que se sabe sobre essa nova frota?

Tomando com base as últimas aquisições, alguns itens devem fazer parte dessa nova frota, como passagem livre entre os carros, portas mais largas, sistemas de informações digitais, como telas e mapas dinâmicos, além de claro, ar refrigerado.

Interior do trem da série 500 fase 2 | Foto: GESP

Frota “O”?

Em 2012, o então secretário dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou que o Estado compraria 15 novos trens, que seriam chamados de frota “O”. As composição operariam nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

A companhia divide os modelos de trens pelas letras do alfabeto, como por exemplo as antigas composições das Linhas 1 e 3 que eram denominados de A,C e D.

Previsão para 2026

De acordo com um post nas redes sociais da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, a linha verde chegará até a Linha 3-Vermelha no ano de 2026, podendo algumas estações serem entregues antes do prazo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus