O primeiro voo do Boeing 777X pode ocorrer esta semana, de acordo com uma publicação da agência Reuters, onde fontes sugerem a primeira demostração, que poderia ocorrer na quinta ou na sexta-feira, dependendo do clima. O voo de teste será realizado na sede comercial da fabricante, nos arredores de Seattle.
A notícia vem após aparições do modelo fora da oficina de pintura e a aeronave ter feitos testes em solo. O WH001 é o primeiro dos 777-9s totalmente aeronavegáveis a sair da linha de produção e será o primeiro avião de teste da variante do triplo 7.
O 777-9 recebeu até o momento cerca de 309 pedidos. Os motores GE9X projetados sob medida são os maiores já instalados em aeronaves comerciais. Devem propiciar às companhias aéreas uma queima de combustível 5% menor, 10% menores custos de combustível e 29% menos emissões do que as principais aeronaves concorrentes. Pode transportar de 350 a 425 passageiros.
O desenvolvimento do 777X teve problemas no ano passado, como nos motores GE9X e na fuselagem, o que acabou atrasando seu voo de estreia.