A Airbus poderia construir uma nova aeronave, o A322, para corrigir o problema do “meio do mercado“, é o que diz uma publicação do site Simple Flying. O texto não menciona qualquer comunicado oficial da fabricante.
De acordo com o texto, o modelo seria baseado na plataforma A320, com as melhorias desenvolvidas durante o programa A321XLR e melhor projetadas para rotas de médio curso.
O chamado meio do mercado é uma lacuna entre as aeronaves de corredor único menores de curta distância (como o Boeing 737 ou o Airbus A320) e as aeronaves de longo curso de corpo largo (como o Boeing 777 ou o Airbus A350). As companhias aéreas encontram-se operando aeronaves com poucos assentos, o que não é rentável.
O site menciona que o ponto ideal parece estar em torno da faixa de 5.000 milhas náuticas e transportar 220-270 passageiros. Originalmente, esse mercado era atendido pela série Boeing 757, projeto que foi descontinuado e engolido por aeronaves mais eficientes em termos de combustível.
Seria produzido na mesma linha de produção da série A320, mais barato que construir um novo design do zero, e poderia voar nos próximos cinco anos. “O Airbus A322 faz tanto sentido que provavelmente está mais perto do que você pensa”, diz a publicação.