Trem de Carga

Governo Brasileiro não tem interesse em ferrovia entre oceanos Atlântico e Pacífico, diz ministro peruano

Um projeto de uma ferrovia que ligaria dois oceanos, o Atlântico e o Pacifico, cortando o Brasil a Bolívia e o Peru. A ideia parece ser promissora no ponto de vista do escoamento de cargas, mas os trilhos não saem do papel por falta de interesse brasileiro, é o que diz o ministro dos Transportes e Comunicações do Peru, Edmer Trujillo.

“O senhor Bolsonaro já não aposta tanto no lado boliviano e peruano; ele aposta no lado chileno. Então, o projeto está atualmente em espera para ver como é possível compor situações políticas” – disse Trujillo.

Em junho de 2019, os presidentes do Peru e da Bolívia comprometeram-se a preparar um estudo de viabilidade para construir o novo eixo ferroviário partindo do Brasil, em um corredor que ligaria a costa do Pacífico à costa do Atlântico. Em 2015, o custo foi estimado da ferrovia estava estimado em US$ 60 bilhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus