Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP Agora

Linha 2-Verde do Metrô fica fechada em parte do feriado para testes no CBTC

A Linha 2-Verde do Metrô deve ficar fechada nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, em horário determinado.

Todas as estações, de Vila Prudente a Vila Madalena, ficarão sem funcionar para testes programados no sistema de movimentação dos trens (CBTC), das 4h40 às 10h.

Neste período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena. Em razão da Linha 2-Verde se integrar a outras linhas de metrô e da CPTM, nas estações onde há transferência gratuita (Tamanduateí, Chácara Klabin, Ana Rosa, Paraíso e Paulista), haverá fornecimento e recolhimento de senhas para controle de embarque dos passageiros.

A partir das 10h da sexta, a Linha 2 volta a funcionar normalmente e não haverá outras interdições ao longo do fim de semana.

O que é CBTC?

A sigla CBTC (Communications-Based Train Control), em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, fornece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

No caso da implantação das linhas 1,2 e 3 do metrô de São Paulo, o CBTC integra outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção. Quando concluída, será possível que os trens operem sem condutores, no sistema driverless, o que não significa que de fato irá acontecer por envolver questões polêmicas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus