Foto William Molina
Metrô SP Agora

Linha 3-Vermelha do Metrô terá maiores intervalos nesta sexta-feira de feriado

O Metrô de São Paulo informou que nesta sexta-feira, 15 de novembro, a partir das 16h30, a Linha 3-Vermelha deve funcionar com intervalo maior entre os trens para permitir a implantação do novo sistema de controle e movimentação dos trens (CBTC).

As composições vão circular em uma única via no trecho entre as estações Penha e Carrão. A operação nesta linha volta ao normal já às 4h40 do sábado, 16 de novembro.

O que é CBTC?

A sigla CBTC (Communications-Based Train Control), em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, fornece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

No caso da implantação das linhas 1,2 e 3 do metrô de São Paulo, o CBTC integra outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção. Quando concluída, será possível que os trens operem sem condutores, no sistema driverless, o que não significa que de fato irá acontecer por envolver questões polêmicas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios