Foto: Renato Lobo
Monotrilho

Monotrilho da Linha 15-Prata ficará fechado em alguns horários em todos os dias do feriadão

O monotrilho da Linha 15-Pra, atualmente operada pelo Metrô, deve ficar fechada entre sexta-feira (15) e domingo (17) para a realização de testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens (CBTC).

Durante estes dias, a operação ficará paralisada das 4h40 às 14h em todo o trecho, entre Vila Prudente e Jardim Planalto. Os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

Monotrilho da Linha 15-Prata faz testes até São Mateus

YouTube video

O que é CBTC?

A sigla CBTC (Communications-Based Train Control), em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, fornece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema de linhas mais antigas, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus