Aviação

IAG compra Air Europa por 1 bilhão de euros

O IAG assinou um contrato para comprar a transportadora espanhola Air Europa, no valor de 1 bilhão de euros. A transação foi anunciada pelo grupo neste domingo, 3 de novembro e se for aprovada, essa seria a terceira companhia aérea espanhola do grupo, atrás da Iberia e da Vueling.

O International Airlines Group foi fundado em 2011 pela fusão da British Airways e da Iberia. Desde então, outras companhias aéreas aderiram ou foram fundadas pelo grupo, que agora compõe cinco grandes companhias aéreas. Serão seis, se tudo correr como planejado com a aquisição.

Inicialmente, a Air Europa manterá sua marca. Enquanto a companhia aérea estiver sendo comprada pela Iberia, ela manterá um centro de lucro independente. A compra da operadora permitirá que o IAG se concentre em suas operações na Espanha, com foco em Madri.

“A aquisição da Air Europa adicionaria uma nova companhia aérea competitiva e econômica ao IAG, consolidando Madri como um dos principais pólos europeus e resultando no IAG alcançando a liderança do Atlântico Sul, gerando, portanto, valor financeiro adicional para nossos acionistas. O IAG tem um forte histórico de aquisições bem-sucedidas, mais recentemente com a aquisição da Aer Lingus em 2015 e estamos convencidos de que a Air Europa apresenta um forte ajuste estratégico para o grupo.” afirmou o CEO do IAG, Willie Walsh.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus