Ônibus

Irizar testa baterias em segunda vida útil em estações de recarga para ônibus elétricos

A fabricante de ônibus elétrico Irizar firma uma parceria com o Ibil implementa um sistema que permite a reutilização das baterias no final de sua vida útil nos veículos, para reutilização em estações de carregamento. Os equipamentos geralmente são descartados quando a capacidade máxima atinge 80%.

A Ibil, empresa líder em tecnologia para recarga de veículos elétricos na Espanha e em Portugal, utiliza baterias de segunda vida para armazenar energia em estações de carregamento de ônibus elétricos.

Na operação de veículos urbanos, a vida útil das baterias pode ser de até 15 anos, segundo Irizar. Alguns fabricantes estimam outros prazos.

Após esse período, os equipamentos devem ser substituídos por novos. No entanto, o fim desta primeira vida não significa que uma bateria seja totalmente inútil. Podem ser usadas em aplicações de armazenamento estacionário para estabilizar a demanda de energia durante o carregamento de veículos elétricos com altos níveis de energia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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