Ônibus

Volkswagen vai testar ônibus com computação quântica

A Volkswagen deve testar a operação de um ônibus com o auxílio da computação quântica durante a conferência WebSummit, que ocorre em Lisboa entre os dias 4 a 8 de novembro.

A tecnologia consiste na ciência que estuda as aplicações das teorias e propriedades da mecânica quântica na Ciência da Computação.

Nove veículos fabricados pela MAN e operados pela Carris serão equipados com um sistema de gerenciamento de tráfego que a montadora desenvolveu em parceria com a empresa de computação quântica D-Wave.

Segundo um comunicado, a tecnologia calcularia a rota mais rápida para cada ônibus para otimizar a utilização da frota e melhorar o fluxo de tráfego.

“O gerenciamento inteligente de tráfego baseado nas capacidades de desempenho de um computador quântico pode fornecer suporte eficaz para cidades e passageiros”, afirma o executivo do Grupo Volkswagen, Martin Hofmann.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus