Cinco unidades do modelo 2500, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, estão vindo de navio para o Brasil. As composições foram embarcadas na China, e outras duas unidades devem ser embarcadas nos próximos dias, de acordo com informações do presidente da Companhia, Pedro Moro, em reunião com blogs e sites de mobilidade, na qual o Via Trolebus esteve presente.
O TUE CRRC – Série 2500, foi construído pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa. O consórcio venceu a concorrência pública para a produção de oito trens para a série que irá prestar serviços na Linha 13, que liga o Aeroporto de Guarulhos ao restante da malha metropolitana.
A composição desembarcou no porto de Santos no dia 5 de setembro e chegou no pátio Presidente Altino no dia 13 de setembro. O trem faz testes dinâmicos.
CPTM não confirma estreia no dia 15 de dezembro
O primeiro trem da série 2500 poderia iniciar sua operação a partir de 15 de dezembro, segundo fontes ouvidas pelo Via Trolebus. Mas a data não foi confirmada pelo presidente da CPTM. Moro, no entanto, confirma a intenção de iniciar a operação com o trem chinês em dezembro.