Foto: Diego Silva
CPTM

Trem da série 2500 da CPTM já tem possível data de estreia

O primeiro trem da série 2500, que prestará serviços na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, poderá iniciar sua operação a partir de 15 de dezembro, segundo fontes ouvidas pelo Via Trolebus. A operadora estaria trabalhando com esta data e atualmente a composição passa por testes.

O TUE CRRC Série 2500, está sendo construído pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa. O consórcio venceu a concorrência pública para a produção de oito trens para a série que irá prestar serviços na Linha 13, que liga o Aeroporto de Guarulhos ao restante da malha metropolitana.

A licitação foi realizada pela CPTM em março de 2016, no entanto o vencedor só foi anunciado nos últimos dias de 2016, após longa análise pelo Banco Europeu de Investimento, que disponibilizou 85 milhões de euros (R$ 317 milhões) para o projeto. A espanhola CAF e a coreana Rotem, entraram com recursos contra o resultado dias depois do anúncio, que só foi negado em agosto de 2017, permitindo que o contrato pudesse ser assinado.

As propostas apresentadas para esse contrato foram:

1º Lugar – Consórcio Temoinsa-Sifang, com o valor de R$ 316.720.807,00
2º Lugar – Hyundai Rotem Co., com o valor de R$ 326.144.738,00
3º Lugar – Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) do Brasil Ltda, com o valor de R$ 396.659.450,00

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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  • Esse trem é bonito, e esse vermelho e preto eu acho bem legal. uma pena a linha 13 estar operando com tão poucos passageiros, e ainda ter que aguardar alguma solução para a longa distância entre a estação e os terminais do aeroporto.

  • A pergunta é: será que vai ter demanda suficiente pra ocupar todos os carros? Ja que se trata de um serviço expresso que funciona somente em alguns horários e não consegue agregar demanda suficiente pra isso.O interessante seria se a cptm colocasse trens com pelo menos 3 carros de passageiros pra esse serviço expresso pois assim acredito que teria melhor ocupaçao de espaço.

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