A Emirates está implementando seu plano de aposentadoria do Airbus A380, que terá um pico no tamanho da frota pouco antes de cair para cerca de 90 a 100 aeronaves em meados da década de 2020, de acordo com o site Flight Global.
A companhia aérea recebeu seu primeiro A380 em 2008, e reduziu seus pedidos do tipo de 162 para 123, após a decisão da Airbus de interromper a fabricação do superjumbo em 2020. A frota atual é de 112 aeronaves.
“Você começará a ver os A380 saindo de nossa frota por várias razões, e sempre dissemos isso”, diz Tim Clark, presidente da Emirates Airline .
Dois A380 já foram retirados de serviço no aeroporto Dubai World Central (DWC) e serão usados como fonte de reposição para a frota operacional, diz Clark.
“Dois foram desativados. Eles estão aposentados porque temos uma grande reforma em andamento e é melhor retirar a aeronave antiga, e tirar a engrenagem deles em vez de comprar um trem de pouso principal de US $ 25 milhões. Preciso de dois, possivelmente três, para atender a esse requisito.”, afirmou.
Clark diz que esse tipo de aeronave ainda estará voando pela operadora até meados de 2035.