Monotrilho

Monotrilho suspenso de Wuppertal ganha novo sistema de sinalização

Um dos monotrilhos suspensos mais conhecidos do mundo, o da cidade de Wuppertal, na Alemanha, ganhou um novo nível de automação em seu sistema de sinalização.

O controle de trens ETCS Nível 3 foi comissionado com sucesso no meio de transporte, que reabriu em agosto após um fechamento de nove meses para renovações de infraestrutura.

O nível 3 se refere a ocupação da via, onde é determinada apenas pelos veículos que comunicam suas posições ao computador central. A tecnologia evita a necessidade de componentes convencionais de detecção de composições na via, como contadores de eixos.

O maquinário foi fornecido pela Alstom, chamada de Atlas ETCS, sob um contrato assinado com a WSW Mobil em 2012. Todos os 31 veículos da nova frota tiveram que ser adaptados.

Wuppertal é a primeira cidade da Alemanha a adotar o ETCS para uma aplicação ferroviária urbana, de acordo com o diretor administrativo da Alstom na Alemanha e na Áustria, Jörg Nikutta. A fabricante de trens forneceu os componentes de suas fábricas em Villeurbanne e Bolonha.

O monotrilho suspenso

Wuppertaler Schwebebahn é um trem monotrilho suspenso projetado por Eugen Langen, que originalmente o planejava construir em Berlim. Foi construído em 1900, abrindo suas portas em 1901. É o monotrilho mais antigo do mundo.

A estrada de ferro suspensa se move ao longo de um percurso de 13,3 km de extensão em até 12 metros de altura. A viagem completa leva cerca de 35 minutos. O Schwebebahn transporta 25 milhões de passageiros por ano, cerca de 2 bilhões desde a sua abertura.

12 cidades que usam monotrilho como meio de transporte no mundo

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus