O primeiro 777X da Emirates Airline está em fase de conclusão na fábrica da Boeing em Everett, Washington, e está quase pronto para ir à oficina de pintura.
O modelo é a sétima aeronave deste tipo a ser construída e deve ser entregue à companhia dos Emirados Árabes em janeiro de 2021. A Emirates encomendou 150 novos jatos no valor de US $ 76 bilhões.
No entanto, em um artigo o presidente da operadora, Sir Tim Clark, diz que quer substituir alguns dos 150 777Xs pelo Boeing 787 Dreamliners. Em outras palavras, trocar 777Xs por 787s, mas ainda mantendo a ordem de 150 aeronaves.
Mais econômico
O 777X é 20% mais econômico em termos de combustível do que o 777-300ER, líder do setor, enquanto possui uma cabine maior e mais espaçosa, equipada com janelas maiores. O modelo combina todos os melhores recursos do antigo 777, mas tem uma fuselagem mais longa, novos motores eficientes e um design de asa composto semelhante ao 787.
Capaz de transportar mais de 400 passageiros, dependendo das configurações de assento das companhias aéreas, o 777-9X tem um alcance de mais de 8.200 milhas náuticas (15.185 km).