Metrô SP

O que se sabe sobre a Linha 19-Celeste do Metrô?

Nesta semana, o Metrô publicou no Diário Oficial a contratação de novos estudos para a Linha 19-Celeste, a ligação metroviária que fará a conexão da cidade de Guarulhos com a capital paulista.

O novo corredor de transporte, em sua projeção inicial ligaria Guarulhos até o Campo Belo. Mas, as últimas notícias dão conta de que o estado deve iniciar sua implantação vinda da cidade vizinha à São Paulo até a região central da capital.

Novas conexões

O novo eixo metroviário deve cruzar com diversas linhas metroferroviárias. Uma delas, é com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM na região do Pari. É o que mostra uma apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que seria para investidores.

O documento mostra a futura projeção contendo a futura integração com o Expresso Leste. A parada seria erguida entre o Brás e a Luz, atendendo a uma região de grande fluxo de pessoas para o comércio na região:

E a inauguração?

Apesar das notícias sobre a contratação de estudos e projetos, o governo estadual ainda não conta com uma previsão real sobre o início das obras. Representantes do estado em diversas entrevistas e coletivos, tem seguido o mantra de que a atual administração deve concluir as obras que estão em andamento.

Diante deste cenário, são grandes as possibilidades da entrega da Linha 19 no mínimo, para o final da próxima década.

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus