Um fato curioso aconteceu essa semana em voo da Jet2.com, uma companhia aérea de baixo custo britânica, com sede em Leeds Bradford, Reino Unido.
Um piloto fora de serviço ajudou quando o capitão de um voo operado por um Boeing 757 ficou com problemas de saúde. A aeronave ia de Manchester para o Funchal, no entanto, acabou sendo desviado para o Porto quando o profissional ficou incapacitado.
Embora não seja confirmado pela companhia aérea, uma publicação do The Telegraph sugere que o piloto desmaiou nos controles do Boeing 757. Felizmente, a aeronave foi desembarcada sem maiores problemas.
O voo 765 da Jet2 deveria voar sem escalas de Manchester (MAN), no Reino Unido, para o Funchal (FNC), na ilha portuguesa da Madeira.
Felizmente, o primeiro oficial não foi afetado, e acabou por aterrar a aeronave. A Jet2 disse ao site Simple Flying que esta aterrissagem foi realizada usando procedimentos normais.
De acordo com o The Aviation Herald , um piloto de Jet2 de folga estava a bordo da aeronave no momento do incidente. A companhia confirmou que foi o primeiro oficial que pousou o avião. É possível que o piloto fora de serviço tenha cuidado do capitão para que o primeiro oficial pudesse se concentrar no pouso. Relatórios não confirmados do The Guardian sugerem que um segundo passageiro também teria entrado no cockpit para auxiliar o profissional.