Tecnologia

Hitachi vai testar sistema de bilhetagem automática por app, sem catracas

A Hitachi deve lançar um programa de testes para um novo sistema de bilhética inteligente, que usa sensores posicionados nas portas de veículos de transporte público, para detectar por meio de um aplicativo nos smartphones dos passageiros, quando embarcam e desembarcar, removendo a necessidade de catracas e bloqueios.

A empresa diz que não haverá necessidade de remover o telefone dos bolsos e bolsas, e o aplicativo calculará a tarifa correta para a viagem. A tecnologia será inicialmente testada em Trento, Itália.

“Agora estamos começando a testar essa tecnologia e analisar a possibilidade de um aplicativo funcionar em grandes extensões de um país”, diz a diretora-gerente da Hitachi Rail, Karen Boswell. “Por exemplo, um passageiro poderia usar o aplicativo para pegar um ônibus em sua cidade local e um trem em outro lugar do país, tudo em um dia.”, conta.

A Hitachi diz que os resultados dos testes na Itália devem ajudar a formatar as melhores maneiras de aplicar a tecnologia no futuro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus