A British Airways está desenvolvendo um sistema de criação de combustível para jatos a partir de lixo doméstico. O projeto envolve estudantes universitários no desenvolvimento de um combustível alternativo sustentável.
Ainda que o setor aéreo corresponda por apenas 2% das emissões globais de CO2, a indústria está assumindo sua responsabilidade.
O International Airlines Group está investindo US $ 400 milhões em “desenvolvimento alternativo de combustíveis sustentáveis nos próximos 20 anos”. O grupo está atualmente buscando construir o primeiro resíduo comercial da Europa para a usina de combustível a jato, no nordeste de Lincolnshire, na região leste da Inglaterra.
A planta está sendo projetada para levar o lixo doméstico e convertê-lo em combustível de aviação. O programa tem o potencial de causar um enorme impacto, já que a British Airways afirma que poderia reduzir os gases de efeito estufa líquidos em 70% em comparação com os combustíveis fósseis. A fuligem nos escapamentos das aeronaves cairia em cerca de 90%, enquanto os óxidos de enxofre cairiam quase 100%.
Ao reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 70%, a operadora acredita que poderiam igualar o efeito de retirar 40.000 carros de estradas.