Aviação Mobilidade Urbana

Sistemas de entretenimento em viagens

Os meios de transportes estão sempre se atualizando e trazendo modernidades para a vida das pessoas. Isso porque se locomover é parte essencial da vida humana, sendo que milhões de pessoas estão circulando diariamente em todo o globo. No Brasil mesmo nunca se viajou tanto como nos últimos anos.

Viagens também podem acontecer devido aos mais variados motivos, sendo a lazer ou a trabalho principalmente, em ambos os casos é sempre cansativo, já que até conseguir entrar em um avião, um ônibus e um navio a todo o processo de preparação tanto de bagagem como também de documentação, o que pode ser estressante.

Pensando nisso e também nas longas horas de viagens, as empresas do meio de transportes apresentam vários sistemas de entretenimento. Esses sistemas estão sempre com novas tecnologias e hoje se apresentam extremamente modernos e atendendo às principais necessidades das pessoas.

O primeiro sistema de entretenimento dentro de um meio de transporte remota os anos 20. Isso aconteceu dentro de um avião nos Estados Unidos, o qual estava se dirigindo a Chicago e mostrou um filme sobre a cidade. Alguns anos depois, um filme também foi exibido em um voo entre Londres e Paris. De lá para cá muita coisa mudou e continuará mudando.

1 – Sistemas de mapas em movimento 

A primeira opção mais comum dentro dos meios de transportes é o sistema de mapas em movimento. Esse mapa mostra várias informações sobre a viagem, tal como a posição e a direção de veículo como também outros pontos importantes que interferem na viagem.

2 – Sistema de áudio 

Mesmo que hoje praticamente todo mundo tem um smartphone com acesso a áudio, os meios de transportes investem em músicas, rádios e podcasts, para manter os seus passageiros entretidos. Dependendo do tamanho da companhia, esses materiais são exclusivos, o que traz ainda mais valor agregado para o material.

3 – Sistema de vídeo

Assim como o ponto acima, são muitos os passageiros que apresentam acesso a Netflix e a Amazon Prime, como vários outros sistemas de streaming de filmes e séries, mas mesmo assim as empresas investem em vídeos trazendo em alguns casos um conteúdo exclusivo, como filmes que ainda estão em cinemas.

4 – Sistema de jogos 

É possível também jogar jogos dentro dos meios de transportes, em alguns casos se há acesso a Wi-fi é até mesmo possível jogar poker online. São várias as empresas que estão pensando em criar até mesmo casinos dentro de aviões e de ônibus, hoje já é possível encontrá-los nos navios por exemplo. 

5 – Wi-fi 

O wi-fi também está cada vez mais disponível dentro dos sistemas nos meios de transportes, dependendo do tipo de transporte, a tecnologia envolvida vai se alterar, mas sempre se dá através de satélites.
As questões de segurança e de legislação dos sistemas

Um dos maiores obstáculos para criar um sistema de entretenimento dentro de um meio de transporte é a segurança, já que é preciso ter um total isolamento dos mecanismos de controle dos meios de transportes.  Infelizmente, os sistemas de transportes são frequentemente vítimas de ataques e por isso é preciso ter o máximo de segurança para evitar o acesso aos sistemas de forma a mandar mensagens ameaçadoras aos passageiros, por exemplo. Para garantir essa segurança, há uma série de legislação que regulam esses sistemas. Algumas das leis podem variar dependendo do território em que estão, o que faz com várias empresas limitem suas opções devido às exigências de outras nações. 

O futuro desses sistemas em bordo 

Como tido acima, as empresas estão sempre investindo em novas tecnologias e isso se dá porque hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes também. Cada consumidor que sentir que a viagem foi preparada para ele, por isso é preciso dar o máximo de conforto, o mesmo que ele teria se estivesse trabalhando ou em casa. 

Além disso, as passagens estão também cada vez mais caras, por mais que mais acessíveis para uma maior parte da população global. Dessa forma, os clientes querem o máximo de benefícios de seus investimentos. 

Hoje, há uma grande variedade de empresas que estão atuando no mesmo mercado, a competição está cada vez mais acirrada, por isso quem oferece mais conteúdo de entretenimento consegue conquistar mais clientes. No futuro, por exemplo, ter Wifi gratuito dentro de qualquer meio de transporte será tão comum que se tornará obrigatório. 

A criação de aplicativos de entretenimento dessas empresas já é uma realidade para algumas companhias, além de facilitar a compra de passagens, esses aplicativos dão acesso aos sistemas de entretenimento. Esses aplicativos são parte de uma estratégia de marketing que faz com que esses consumidores carregam em seus celulares o logo da marca onde quer que forem. 

Ou seja, muito já se foi feito e ainda há espaço para desenvolvimento. Agora esperar para ver quais serão as mudanças dos próximos anos. 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus