Foto: Renato Lobo
CPTM Metrô SP

Projeto de lei prevê a concessão das linhas do Metrô e da CPTM

Um projeto de lei em pauta na Assembleia legislativa do Estado de São Paulo prevê a concessão das linhas do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

O PL 777 de 2019 que ainda está em discussão e requer aprovações, “autoriza o Poder Executivo a outorgar a concessão das linhas metroviárias da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e ferroviárias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM”. É de autoria de Douglas Garcia (PSL).

Apesar da iniciativa, o governo estadual ainda não divulgou que pretende repassar as linhas para a iniciativa privada em sua totalidade. Está em análise as concessões das linhas 7-Rubi, junto com o Trem Intercidades até Campinas, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Já a Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente) vê com extrema preocupação a iniciativa, segundo artigo publicado no “Porto Gente“.

“Depois de longos anos de experiências boas e ruins de privatizações, hoje a sociedade tem condições de olhar com ressalvas para os processos de transferência de serviços essenciais à iniciativa privada, afinal, privatizações mal feitas podem resultar na piora considerável de serviços que hoje já são ruins”, afirma o presidente da FerroFrente, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios