Um voo da JetBlue em Nova York foi evacuado depois que os comissários de bordo suspeitaram de uma mensagem com foto de um colete “suicida“, entregue diretamente em seus telefones enquanto o avião taxiava para a decolagem.
O voo 573 estava taxiando no Aeroporto Internacional Newark Liberty para decolar para o Aeroporto Internacional de Tampa quando dois comissários de bordo receberam uma notificação aérea em seus iPhones.
Airdrop, ou transferência de arquivos Bluetooth, é uma forma de enviar conteúdo de um dispositivo Apple para outro sem usar a internet, WiFi ou redes móveis. Neste caso, os arquivos podem ser enviados anonimamente e entregues sem primeiro pedir permissão. Ambas as comissárias de bordo tinham seus telefones como “detectáveis” e, sem aviso prévio, receberam a foto.
Os comissários então avisaram o piloto, que tomou a decisão de taxiar a aeronave até um ponto remoto e desembarcar os passageiros.
“Nós chegamos ao portão e depois nos afastamos e o comandante aparece e diz que houve uma ameaça à segurança. Fiquei nervoso quando vi policiais da Autoridade Portuária entrando no avião e não faz ideia do que estava acontecendo”, disse Thomas Desmond, um passageiro à NBC News.
Todos os 150 passageiros foram levados de volta para o terminal, e foram submetidos a exames de segurança extras. Toda a bagagem também foi removida e examinada.
Depois de todos os procedimentos, a tripulação e os passageiros foram liberados e a aeronave continuou em direção ao seu destino original.