Foto: Renato Lobo
CPTM

Estações da Linha 13-Jade da CPTM têm aumento de até 101% no fluxo de usuários

O fluxo de usuários em estações da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM vem crescendo, ainda que a demanda atual seja bem abaixo do projetado para a ligação ferroviária.

De acordo com um relatório de movimentação de passageiros, divulgado pela operadora, na comparação dos acessos às estações entre junho de 2018 com março desde ano, as paradas chegaram a registrar aumento de até 101% nas entradas de usuários. Confira:

  • Estação Engenheiro Goulart: Junho de 2018: 4.833 usuários – Março de 2019: 6.283 usuários – aumento de 30%;
  • Estação Guarulhos Cecap: Junho de 2018: 1.491 passageiros – Março de 2019: 3.011 usuários – aumento de 101,95%;
  • Estação Aeroporto Guarulhos: Junho de 2018: 3.319 usuários – Março de 2019: 6.285 passageiros – aumento de 89,36%;

Demanda abaixo do esperado

Com capacidade de transportar mais de 100 mil usuários por dia, a Linha 13-Jade carrega hoje cerca de 13 mil passageiros diariamente, e grande parte deste volume utiliza o serviço Connect, entre o Aeroporto e a estação Brás, cerca de 9 mil passageiros que utilizam essa ligação.

Diante deste cenário, a CPTM estuda a operação definitiva da ferrovia até o Brás, sem a necessidade de baldeação em Engenheiro Goulart, o que elevaria a capacidade para 200 mil usuários por dia.

Por enquanto, o atendimento entre Guarulhos e o centro da capital paulista ocorre apenas em alguns horários. Confira:

Partidas do Brás para o Aeroporto de Guarulhos:

Segunda a sexta: 5h45, 6h25, 7h05, 7h45, 8h2517h25, 18h05, 18h45, 19h25, 20h05

Sábados: 5h45, 6h25, 7h05, 7h45, 8h25

Partidas do Aeroporto de Guarulhos o Brás:

Segunda a sexta: 5h40, 6h20, 7h, 7h40, 8h2017h20, 18h, 18h40, 19h20, 20h, 0h

Sábados: 5h40, 6h20, 7h, 7h40, 8h20, 0h

Domingo: 0h

Serviço Expresso entre Guarulhos e Luz

Luz-Aeroporto: de segunda a sexta, às 10h, 12h, 14h, 16h e 22h

Aeroporto-Luz: de segunda a sexta, às 9h, 11h, 13h, 15h e 21h

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Como podem exigir demanda com partidas a cada meia hora? É surreal você ficar esperando meia hora por um trem, que no final termina em outra estação com um trem que também demora

  • Só não está na demanda esperada porq não fizeram pelomenos até o terminal do São João se fizerem até lá eles vão ver o aumento do fluxo! Até onde chegou não compensa pra galera da região do São João,Jd fortaleza,soberana e outros bairros por ali pagar uma passagem de 4,70 até a estação e depois pagar mais 4,30 no trem não é favorável!!

  • Estação construída no meio do nada, partidas a cada 50 minutos ou seja: ou Madruga ou fica trocando de tem cada vez mais lotado 30 vezes…
    É claro que o movimento vai ficar abaixo! Compensa mais pegar um ônibus que denota menos que esse lenga lenga

  • É falta de informação, aos poucos o pessoal vai conehecendo e utilizando, levar a Linha até o Jardim São João pode dar um salto substancial.

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Cadastre-se em nossa newsletter!