Sydney conta com Trens Urbanos de dois andares

Segunda-feira – 06h20

Veículos de transporte público com dois andares são comuns em sistemas pelo mundo, mas a Austrália conta com este tipo de modal de um jeito peculiar: trens urbanos double decker.

Uma rede com 961 km de extensão serve a cidade de Sydney, incluindo trechos subterrâneos na região central, e 178 estações divididas em oito linhas. Possui frequências no dias úteis a cada 3 minutos na parte subterrânea e a cada 15 minutos nas estações menores. Aos finais de semana o intervalo pode chegar até a 30 minutos.

sydney-trains

A rede é administrada pela autoridade de transporte do Governo de New South Wales, o Transport for NSW. O sistema elétrico é alimentado por catenária e a bitola da malha é de 1 435 mm.

2129553011_1768f0cc7f_z

O sistema de bilhetagem é feito por meio do cartão Opal, onde a tarifa é totalmente integrada com a rede NSW TrainLink Intercity, esta por sua vez presta serviços de trem e ônibus de passageiros de média e longa distância conectando o estado de Nova Gales do Sul com Victoria , Queensland e do Território da capital da Austrália.

As viagens envolvendo serviços suburbanos e interurbanos são calculados como de uma única tarifa e não há penalidade por transferência de serviço. O bilhete também é válido em ônibus, ferries e no VLT, mas com tarifas diferentes.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

8 Comentários deste post

  1. Muito show mas apenas isso, não vejo vantagem pratica para o transporte dentro de cidades, talvez como trem regional seja um boa ideia pelo “aparente conforto”.

    Tiago Gimenes /
  2. na italia, também há trens regionais neste porte !!! interessante…..

    vinicius pesse /
  3. Muito legal.

    Alex /
  4. Austrália dando passos para o progresso

    Fabiano /
  5. Paris tem trens de dois andares em algumas linhas do RER

  6. Não consigo ver as portas plataforma na Estação, acho que o país é atrasado.

    Felix /
    • Tem razão, Felix. Adiantado deve ser SP do PSDB, que nem trem tem direito. Deve tá assim de australiano querendo se mudar pra SP e aproveitar nosso desenvolvimento.

  7. Que show hein, o Félix quando não tem assunto ligado ao PSDB que seja algo que obra em andamento, ele fica provocando em outras matérias, e eu que achava que hater n!ao tinha nesse tipo de site.

Deixe uma resposta