MetrôRio estuda levar linha 2 até General Osório

O MetrôRio estuda levar a linha 2, que liga Pavuna a Botafogo, até a estação General Osório, em Ipanema, nos dias úteis. O objetivo é diminuir as baldeações e economia de tempo aos passageiros. Hoje é necessário fazer uma transferência a partir da estação Central.

Em nota ao jornal O Globo a concessionária admite o estudo e que está em estágio inicial.

Além do fim da baldeação, a empresa espera que tempo de espera entre os trens entre as estações Cardeal Arcoverde e General Osório caia pela metade.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

10 Comentários deste post

  1. Então, no pico da tarde, ele vai chegar ainda mais lotado nas estações do centro do Rio…

    Gapre /
    • E o mais triste é que eu falei com vários cariocas a respeito, e eles acharam isso bom por não precisar trocar de plataforma para fazer conexões, sendo que muitas vezes nem é necessário…
      Por mais que eu explique, eles preferem essa comodidades a possuir um sistema mais eficiente

      • Exatamente, Francis. A linha 2 do Rio tem que ser Praça XV – Pavuna, fazendo conexão na Carioca e na Estácio, sem essa aberração de fazer as duas linhas irem pelo mesmo trilho. Os caras do Metrô Rio devem estar querendo fazer isso pra aproveitar a plataforma da estação General Osório que ficou inutilizada após unificarem as linhas 1 e 4 (detalhe que não existe linha 3 no Rio, ehehehe)
        E quanto a essa “preferência” do público em não fazer baldeações, isso é só mais uma tacanhice do Hell de Janeiro. No fim das contas, só vão privilegiar mais uma vez os moradores de Copacabana e Ipanema. O povo mais pobre da zona norte (que também não exige melhorias no transporte) que se lasque, pra variar.

        • Olhando só o mapa, desconheço os carregamentos do MetrôRio, seria interessante cortar a linha 1 na Central e fazer dela apenas um ramal.

          rafael oliveira / (em resposta a Gapre)
          • A linha 1 vai até a Estação Uruguai. Impossível cortá-la na Central. Ela deve ir logo do Jardim Oceânico até a Uruguai logo de uma vez mesmo. O plano original e ideal era a linha 2 ir da Pavuna até a Praça XV integrando com a linha 1 nas estações Estácio e Carioca. Inclusive existe uma plataforma na estação Carioca embaixo da estação atual pra atender o que seria a extensão da linha 2. Mas, óbvio, isso não foi feito e provavelmente nunca será.

            Gapre / (em resposta a rafael oliveira)
  2. Ao meu ver, se continuar essa obscenidade de 2 linhas dividirem os mesmos trilhos por 10 estações, o metrô carioca continuará a ser um sistema de eficiente questionável, acumulando em alguns trechos intervalos de mais de 10 minutos Durante a

    Francis /
    • *semana. Se eu fosse o governador do Estado, eu constrruiria uma plataforma só para a linha 2 na central, e ela terminaria ali, aumentando a disponibilidade de trens e diminuindo os intervalos.
      Outra brincadeira de mal gosto é chamar o trecho da Barra de linha 4… Se fosse feito isso em SP já estariam querendo a cabeça do governador.

  3. A famosa extensão feita nas coxas. O pior é que enganam somando esse compartilhamento no total da malha.
    Seria o mesmo que os trens da linha 3 aqui partisse de Itaquera fizessem o desvio antes da sé para a linha 1 e fosse até o Jabaquara ai seria só somar e dizer que aumentou a malha metroviaria.

    Renato /
  4. Eu não conheço e não vou dar pitaco, apenas achei interessante os comentários de quem conenhece o RJ.

    Felix /
  5. Eu não conheço o Metrô do Rio ,não vou dar pitaco, apenas achei interessante os comentários de quem conenhece o RJ.

    Felix /

Deixe uma resposta