Como vem sendo noticiado na mídia, os produtos de soja e milho devem ter um grande prejuízo este ano por não estarem conseguindo escoar a safra aos portos devido as más condições da BR-163, na região de Sinop, MT. Como a região teve muitas chuvas, formou-se grandes atoleiros (a estrada não é pavimentada) e os caminhões formaram uma fila de mais de 100km. Até o exército foi chamado para atenuar a situação.
A solução definitiva seria a construção da Ferrogrão, ferrovia que ligaria a região produtora ao porto de Miritituba, PA.
A ferrovia está sendo analisada pelo Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal. Quando lançado o edital, a concessionária que oferecer a maior outorga irá constuí-la e administrá-la.
Projeções indicam que o custo do frente deve cair de US$ 120 para US$ 80. A obra deve levar 5 anos para ser construída e deve custar em torno de R$ 12,6 bilhões.
Até lá, a saída é concluir o mais rápido possível o aslfaltamento da rodovia.