Tecnologia

Marcopolo e Eletra desenvolvem ônibus elétrico a energia solar

Em parceria entre a encarroçadora Marcopolo, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Mercedes-Benz, Eletra e WEG, foi fabricado um ônibus elétrico movido a energia solar. O veículo foi exibido no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, em São Paulo.

Sobre um chassi Mercedes-Benz O500U elétrico, o veículo possuí sistema de tração elétrica de 200kW de potência, desenvolvido pela WEG, e o projeto de integração e tecnologia da Eletra. A capitação de energia se da por meio de módulos solares fotovoltaicos integrados.

“A Marcopolo trabalhou muito e conseguiu desenvolver uma carroceria que proporcionasse mais espaço, conforto e segurança para os usuários em relação a qualquer outro modelo, respeitando os limites de PBT. Estamos preparados para iniciar a produção em série imediatamente em nossa fábrica em Caxias do Sul”, declarou o diretor de operações comerciais e de marketing da Marcopolo, Paulo Corso.

O motor elétrico WEG tem 200/400 kW de potência e autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos cada. Já o mecanismo de integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo íons de lítio – energia de 128 kWh e tempo de recarga de 2,5 horas com carregador lento e de meia hora com carregador rápido.

O modelo da carroceria é o novo Torino com piso baixo (low entry), com 12,7 metros e capacidade para 37 passageiros sentados, possui rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, sistema de ar-condicionado e pontos USB.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus