Fotos: A2img / Eduardo Saraiva
Uma das tuneladoras responsáveis por escavar túneis nas obras da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo concluiu os trabalhos. Nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, o shield batizado de “Lina” chegou ao poço de serviço Bandeirantes, e concluiu o segundo túnel de 4,9 quilômetros do prolongamento da Linha, entre as estações Adolfo Pinheiro (em operação desde agosto de 2014) e Campo Belo (em construção).
O maquinário iniciou as escavações de um dos túneis em 2013, e passou por debaixo das avenidas Vereador José Diniz e Santo Amaro. A outra tuneladora “Tarsila”, fez o mesmo trajeto em paralelo e concluiu as escavações em novembro de 2015.
O local onde foram encerrados os trabalhos foi ponto de partida de um outro tatuzão, que escava um túnel em destino a Chacara Klabin. O maquinário já ultrapassou a estação Santa Cruz, parada anterior ao ponto final no encontro da Linha 5-Lilás com a Linha 2-Verde.
O Governo Estadual prevê a entrega de toda a extensão, de Adolfo Pinheiro até o bairro da Vila Mariana até 2018. Serão então 20 km de extensão e 17 estações entre o Capão Redondo Chácara Klabin, com previsão de demanda diária de passageiros estimada em cerca de 781 mil.