Trólebus

Dual Bus: Ônibus que opera como trólebus e Elétrico Híbrido

No dia 11 de Setembro divulgamos aqui no Via Trolebus que a Metra adquiriu um trólebus superarticulado com 23 metros de comprimento, e agora novas informações foram passadas pela empresa Eletra, que produz a tração elétrica do veículo.

A novidade é que o ônibus não é apenas um trólebus comum, ou sua evolução com baterias que permitem o deslocamento sem a conexão da rede elétrico em pequenos trechos.

O ônibus foi apelidado de Dual Bus, ou seja, o veículo tem a tecnologia de operar na condição de “elétrico híbrido”. O trólebus com chassi Mercedes-Benz e carroceria Caio vai ser uma das atrações do “11º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias – Salão VE”, que ocorre entre esta quinta-feira e sábado de 24 a 26 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, das 12 h às 20h. As visitações são gratuitas.

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O veículo é dotado de motor elétrico WEG, e quando selecionado na opção elétrico-híbrido, sua tração passa a ser gerada por um motor a diesel ou biodiesel, que alimenta o motor elétrico. A tecnologia também contempla o armazenamento de energia nas baterias.

“A possibilidade de o mesmo ônibus operar como elétrico híbrido ou trólebus ou elétrico puro agrega vários benefícios para a operação, pois com a mesma frota é possível atender vários sistemas. Além disto a matriz energética pode ser modificada de acordo com a evolução da tecnologia de geração e armazenamento ou mesmo dos custos envolvidos. Por exemplo, uma frota de híbridos pode se transformar em trólebus ou elétrico puro e vice-versa, ou seja, um ônibus elétrico desenvolvido pela Eletra pode operar com duas fontes distintas de energia ou trocar estas fontes de acordo com as demandas exigidas para o sistema de transporte. Esta flexibilidade permite que o Gestor Público tenha mais segurança na especificação das frotas com menos emissão, já que a tecnologia pode evoluir no mesmo ônibus.” – disse, Iêda Maria Alves Oliveira, da empresa Eletra, ao blog Ponto de Ônibus.

A junção do trólebus com a propulsão de motores a diesel já é realidade em outras localidades, a exemplo de Roma, onde os ônibus elétricos em parte do trajeto rodam conectados na rede elétrica, e no centro rodam desconectados, onde não existe a fiação.

Imagens da Revista “Auto Bus“:

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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