SPTrans

Quase a metade das pessoas da Rede da Madrugada são novos passageiros

Foto: Leon Rodrigues / Secom

A ausência de transporte público em determinadas regiões se dá pela falta de usuários ou pela falta de serviço? Uma pesquisa feita pela São Paulo Transporte – SPTrans comprova que o serviço pode ser indutor de demanda.

Os dados apontam que 44,7% dos usuários do sistema da madrugada não utilizavam transporte público por falta de oferta.

Desde sua criação foram transportados 4,96 milhões de pessoas. As 151 linhas da rede operam da 0h às 4h com intervalos de 15 a 30 minutos, em média, inclusive nos trechos do Metrô.

O número de passageiros cresceu 23%, comparando o mês de ferereiro onde foram transportados 712.765 passageiros. Em agosto foram 877.672 mil.

“Estamos cumprindo com nosso programa de oferecer mais opções aos passageiros. O Noturno está demonstrando que tem capacidade de atendimento e está servindo de modelo para futuras melhorias em todo o sistema de operação dos ônibus na cidade”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Perfil do usuário

Os dados relevam ainda que 78% são trabalhadores no trajeto casa/travalho ou vice versa. 17% dos passageiros usam os coletivos em seu tempo de lazer. Outros 3% contaram precisar do sistema de transporte por ônibus para poder estudar.

A maior parte dos usuários é formada por homens, que somam 65,1% do total. Já 52,6% dos usuários completaram, pelo menos, o Ensino Médio, e 42,9% são jovens entre 16 e 25 anos. A pesquisa ouviu 1.440 pessoas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus