Metrô SP

Começam as obras da estação Freguesia do Ó da linha 6

Fotos: A2img / Eduardo Saraiva

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deu início para as obras da futura estação Freguesia do Ó, da linha 6-laranja, do Metrô nesta terça-feira, 22. Esta é a primeira estação que começa a ser construída. Ainda há mais 14 que aguardam o início das escavações. Em abril, Alckmin deu a largada para a futura linha com as obras de um poço de ventilação, próximo a esta estação e que receberá os 2 shields, ou tatuzões, que farão a escavação dos túneis.

Nesta primeira etapa, que deve durar 14 meses, serão realizadas a escavação e contenção dos poços. O próximo passo é a escavação do corpo da estação. Só então é que a estação Freguesia do Ó vai receber a passagem do shield, máquina apelidada de tatuzão e que será responsável pela abertura do túnel para os trens.

O governador acredita que a linha deve ser entregue, com as 15 estações, em 2020. A obra está sendo tocada pelo Consórcio Move São Paulo que também sera responsável pela operação da linha.

O Governo de São Paulo é responsável pelas desapropriações e justamente elas que estão causando atraso para o início das obras nos demais canteiros. Das 371 ações expropriatórias, o governo detém apenas 160 mandados de posse, cerca de 43,1% do total.

“A gente imagina que, no mais tardar entre junho e julho, teremos todas as desapropriações liberadas”, disse o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, durante o evento.

A linha 6-laranja, quando pronto, terá 15,3 km de extensão e 15 estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca (com conexão com as linhas 7 – rubi e 8 – diamante da CPTM), Sesc Pompéia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie (conexão com a linha 4 – amarela do Metrô/ViaQuatro), 14 Bis, Bela Vista, São Joaquim (conexão com a linha 1 – azul do Metrô).

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus