CPTM EMTU Metrô SP SPTrans

Transporte em São Paulo tem sua pior avaliação dos últimos 10 anos

Reportagem publicada neste sábado, 22, pela Folha de São Paulo mostra os resultados de uma pesquisa inédita feita pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) sobre a satisfação do usuário com relação ao transporte da cidade de São Paulo. Nela, é constatada que o transporte público paulistano teve no último ano a pior avaliação dos passageiros em uma década.

O Metrô, cujo o governo estadual é o acionista majoritário, foi o que obteve maior queda no índice de satisfação dos usuários. 64% o aprovam com excelente, porém na pesquisa de 2012 estava em 75% e em 2006 estava com 93%. A principal reclamação é com a superlotação agravada por seguidos atrasos na expansão.

Mesmo com a piora o metrô ainda é o meio de transporte mais bem avaliado na cidade. Os ônibus municipais, de responsabilidade da Prefeitura, oscilou de 35% para 34% de aprovação. Nem mesmo a criação das faixas exclusivas no período ajudou a melhorar a aprovação.

A CPTM, operada pelo governo estadual assim como o Metrô, também oscilou negativamente. De 44% para 40%.

Alguns pontos que podem contribuir para o aumento da insatisfação, segundo a Folha:

– Rede metroviária cresceu 36% e os usuários 92%. As obras de expansão de Alckmin estão todas atrasadas;

– Dos 150 km de corredores de ônibus prometidos por Haddad, somente 38 km tiveram as obras iniciadas até agora.

De acordo ainda com a pesquisa, a única melhora apurada pelos usuários foi o corredor de ônibus São Mateus – Jabaquara, gerenciada pela EMTU, e operada por uma concessionária privada (Metra). aprovação subiu de 67% para 75% e superou até mesmo a avaliação do metrô.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus