Imagem de Thiago Silva
Desde domingo até hoje acontece na cidade de Milão o Congresso da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), conforme informamos aqui.
O Metrô de São Paulo foi premiado na categoria Costumer Experience. A companhia que transporta diariamente milhões de pessoas na maior cidade brasileira apresentou o projeto “Ações de relacionamento inclusivas”, onde foi mostrado trabalhos de inclusão social da população idosa e das pessoas com deficiência.
De acordo com a empresa, por dia são transportados 120 mil idosos. Seus colaborados são treinados para tratar do público idoso com presteza, além da companhia disponibilizar atendimento preferencial nas linhas de bloqueio, assentos preferenciais nos trens, como determina a lei.
Já a respeito de pessoas com deficiência, a empresa registrou aproximadamente 618 mil acompanhamentos (91% de usuários com deficiência visual e 9% com deficiência física ou restrição de mobilidade). As 69 estações e os 164 trens do Metrô de São Paulo são acessíveis às pessoas nestas condições.
Diariamente, 1692 pessoas com deficiência utilizam as linhas da companhia. A empresa destaca que para a comunicação com os deficientes auditivos, mais de 400 funcionários foram treinados em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).