Internacional

Bombardier lança novo modelo de trem para o Metrô de Estocolmo

Bombardier_Transportation_MOVIA_C30_Morby

A canadense Bombardier lança seu novo modelo de trem chamado “Movia C30”, que deverá rodar na Linha Vermelha, em Estocolmo. O novo trem foi apresentada em Istambul, em 5 de março na feira EurasiaRail, dedicada o setor ferroviário.

A linha vermelha do sistema metroviário da capital e maior cidade da Suécia, esta passando por uma reformulação onde é previsto a instalação do sistema de sinalização CBTC (Communications-Based Train Control) além da reforma da frota existente, e a aquisição de novas composições.

Em 2013, a empresa que administra o sistema, a chamada Storstockholms Lokaltrafik (SL), fez um pedido de 590 milhões de euros que contempla 96 carros, com opção de adquirir mais 80, por meio de aditivo de contrato.

O Metrô de Estocolmo transporta uma média de 1 milhão de passageiros por dia, em uma rede de 105,7 km de extensão. Teve sua inauguração em 1950 e possuí na atualidade 7 linhas. A malha é constituída por cem estações, das quais 53 são na superfície e 47 debaixo da terra.

Stockholm_metro_map

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus