Internacional

China avança em tecnologia maglev – trem com levitação magnética

A China testou recentemente uma nova geração de trens maglev com velocidade máxima de 160 quilômetros por hora em Changsha, capital da província de Hunan.

O país opera sistemas de trem com levitação magnética em baixa velocidade e em alta. O teste indica que a China avançou na tecnologia.

Segundo Tong Laisheng, chefe do Maglev Research Institute da CRRC Zhuzhou Locomotive, o novo modelo representa um aumento de 30% na eficiência de tração e pode transportar seis toneladas a mais em relação à geração anterior.

A velocidade máxima comercial da composição é 60% mais rápida do que o modelo atual. O novo trem deverá lançar as bases técnicas para a introdução de sistemas maglev de velocidade média no futuro.

A fabricante CRRC Zhuzhou Locomotive também trabalha em um modelo mais avançado, com velocidade máxima de 200 km por hora.

A China já opera uma linha de levitação magnética de média a baixa velocidade desde 2016 em Changsha, tornando o país um dos pioneiros a dominar essa tecnologia, e cerca de dez projetos ferroviárias deste tipo de média a baixa velocidade estão nos planos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus