Imagem de Samuel Tuzi
Trólebus

Trólebus deixam de operar em linha para modernização de rede elétrica

A SPTrans informou em seu site que entre 08/11 até o dia 07/12, a linha 408A/10 Machado de Assis – Cardoso de Almeida deverá ter sua frota substituída de trólebus por veículos a diesel. Segundo o comunicado da empresa, o motivo é a modernização da rede elétrica no trecho da linha mais antiga de ônibus elétrico da capital paulista.

Em 2012 uma empresa foi contratada para modernizar a rede e fazer a manutenção corretiva e preventiva, com a troca de 162,5 km do total de 201,4 km da rede aérea. Com esta modernização e o atendimento a ocorrências envolvendo a rede de trólebus,  o número de panes foi reduzido em 83%. Já foram reformulados os trechos das linhas que atendem aos bairros de São Mateus, Vila Carrão, Penha, Vila Formosa, Mooca, Vila Prudente, e parte do centro da cidade.

A atual frota de cerca de 200 trólebus na comparação com a mesma quantidade de veículos movidos a diesel, representa que mensalmente deixaram de ser emitidos 3.078 quilos de CO, 228 quilos de HC, 3.534 quilos de NOx, 48 quilos de material particulado e 1.490.550 quilos de CO².

Imagem de Samuel Tuzi
Imagem de Samuel Tuzi

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus