Internacional TAV

México terá trem de alta velocidade

Enquanto o projeto de trem de alta velocidade no Brasil ainda não tem um prazo concreto para as obras, o México já articula a construção de um trem bala. No entanto, também por la o processo licitatório passa por alguns contratempos. O último foi cancelamento de contrato com a China, onde era previsto uma parceria entre os dois países para a construção da linha.

Autoridades locais acusaram o governo mexicano de favorecer a China Railway Construction Corp (CRCC), que venceu a disputa por la. O Presidente Enrique Pena Nieto disse que queria evitar “quaisquer dúvidas sobre a legitimidade e transparência” do processo de licitação.

A nova linha ferroviária terá 130 quilômetros e ligará a Cidade do México e Querétaro. De acordo com a BBC, além de empresas Chinesas outras companhias estão de olho na nova linha, algumas conhecidas nossas como a Siemens, a Bombardier e Alstom sinalizaram interesse. De acordo com a reportagem, as três haviam pedido mais tempo para preparar as suas propostas, mas os pedidos foram negados. A Mitsubishi do Japão também manifestou interesse.

A construção do trem bala mexicano, que faz parte do plano do governo para estimular a economia, estava previsto para começar em dezembro, com serviços em execução a partir de 2017. Uma nova licitação esta prevista para ocorrer ainda neste mês.

O México se tornou o primeiro país da América Latina a ter um trem-bala depois que o Brasil e a Argentina adiaram seus próprios projetos ferroviários de alta velocidade.

cnr_railway_speed_china

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus