Idealizado em 1968 na época pelo prefeito Faria Lima, o elevado Costa e Silva ou popularmente conhecido como minhocão foi construído de fato em 1970 por Paulo Maluf. Agora a via elevada pode estar com seus dias contados.
Segundo o colunista Leão Serva, da Folha de São Paulo, o PDE – Plano Diretor Estratégico, sancionado no dia 30 de julho pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estabelece a criação de uma lei para que o elevado Presidente
Costa e Silva seja desativado:
“Parágrafo único: Lei específica deverá ser elaborada determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado no elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque.” É o que diz o artigo 375 da lei nº 16.050, o Plano Diretor Estratégico (PDE). A publicação da conta de que os paulistanos podem escolher se o espaço vai virar um parque suspenso ou se será de fato demolido.
Pelo local passam apenas carros de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, permanecendo fechado para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberto apenas a pedestres e ciclistas.
Em 2010 a medida já havia sido discutida pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, que defendia o enterramento da via férrea por onde passam as linhas 7 e 8 da CPTM, dando espaço uma nova avenida.