Metrô deve concluir projeto funcional de linha entre SP e Cotia até o começo de 2015

Nesta terça-feira (12) divulgamos que foi contratada o projeto funcional da linha metroviária que vai ligar São Paulo a Cotia. A informação seria uma novidade se não fosse do ano passado. O Metrô nos esclareceu sobre os reis prazos destes estudos, segundo nota enviada a nossa reportagem:

“A Companhia do Metrô informa que o projeto funcional da Linha 22 (São Paulo – Cotia) foi assinado em agosto 2013 e a previsão de término dos levantamento é entre o final de 2014 e início de 2015.

O projeto funcional constitui a primeira etapa para a definição do traçado de uma linha metroviária. Com base neste projeto será possível saber a previsão de demanda de passageiros, o sistema mais adequado para a operação da linha, o número de estações, a quilometragem e os investimentos necessários para execução da obra.”

Portanto caro leitor, desculpe a nossa falha.

O planejamento do Metrô já traz as diretrizes da futura linha, que deve seguir o eixo da rodovia Raposo Tavares.

São inicialmente previstas 16 estações ao longo da Rodovia Raposo Tavares: Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, L‟Abitare, Educandário Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandria, Sabiá, Rotary e Cotia (Centro). È previsto também um pátio de manutenção e estacionamento de trens, ainda sem local definido.

kuLXlQO

A Linha 22 fará ainda integração com a Linha 4 Amarela em Butantã, e com a linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na estação Hebraica-Rebouças.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

11 Comentários deste post

  1. E a linha Rosa, lapa/faria lima? Alguma previsão do metrô???

    Gabriel /
  2. Boa tarde!
    Adorei a noticia do projeto e adoraria sita-lo em meu trabalho.

    Gabriela /
  3. linha Rosa eh promessa de campanha, nao deve sair do papel por enquanto

  4. A cidade de São paulo clama por melhorias no transporte, odeio andar de ônibus. Quero ir de VLT.

    victorino /
  5. Se o povo de cotia não fosse tão acomodado e se manifestassem mais para as melhorias da cidade e região ,esse monotrilho já estaria pronto a muito tempo……

    max alexandre /
    • Max o problema é mais político, os governantes de Cotia vivem a décadas e décadas renovando contrato com a Danúbio Azul nunca ouvimos dizer em uma empresa concorrente, vivemos em
      meio a um cartel. A VIDA nunca usou veículos adequados ao transporte de seus passageiros entre Cotia x Pinheiros. Quem se beneficia com estas renovações são os políticos e a VIDA. Da mesma forma ao que dependemos de serviços públicos deste nosso país, nós somos sempre os mais prejudicados

  6. VLT pra ontem, não aguento mais essa Raposo Travads.

    victorino /
  7. Nenhuma novidade sobre isso?

  8. Alguma novidade sobre esse VLT?

    Ricardo /
  9. Na boa….mais facil este governador sem vergonha colocar 2 pracas de pedagio do que fazer algo de util na Raposo Tavares.
    Pode escrever ai…..nao teremos METRO nos proximos 20 anos nesta regiao. Se voce eh de Cotia, Vargem grande etc
    Trate de arrumar um emprego na sua regiao ou mude-se para SP. A unica coisa que realmente avanca a olhos vistos sao os empreendimentos imobiliarios… Se vc hj levanta as 5 da manha pra trabalhar hj, pode se preparar que logo logo sera as 4.

    Rodrigo /

Deixe uma resposta