Um estudo feito pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) intitulado “Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo 2012”, mostra que 69% dos entrevistados acessam a internet, destes na sua maioria (89%) navegam de casa. 41% deles possuem conta ativa em redes sociais, sendo que o Facebook é o campeão em acessos, com cerca de 95%.
Quando estes usuários querem se informar sobre a situação do transporte, onde 67% deles que buscam esta informação, a maioria ainda usa a televisão, cerca de 35%. Já pela internet, 24% dos entrevistados e outros 14% pelo rádio. Um dado curioso é que 10% se informam com outros usuários, ou seja, o famoso boca a boca ainda se mostra eficaz.
O usuário tem muitas maneiras de checar em que pé anda sua condução, mas ressaltamos aqui que a rede social é a maneira mais eficaz e rápida de verificar como está seu caminho. No Twitter por exemplo, esta informação é transmitida quase que em tempo real, onde passageiros do Metrô e da CPTM informam sobre o panorama das linhas. Todavia, o microblog ainda é usado por poucos passageiros, cerca de 11%, de acordo com a pesquisa da ANTP.
Além disso, algumas “contas coletivas” fazem o serviço de redistribuição das mensagens através de retwittes, função parecida com o “compartilhar” do Facebook. É o caso do @UsuáriosMetrôSP, @UsuárioCPTM e o @SardinhaExpress.
A internet pode ser uma aliada para o compartilhamento de informações para você traçar melhor seu caminho.
Para ir direto à Pesquisa de Imagem 2012, basta clicar aqui.