Em meio as discussões sobre a segurança dos ciclistas, ou a falta dela, a Volvo lança um sistema que detecta ciclistas e freia carro sozinho. Em 2012 a empresa já havia lançado o sistema de detecção de pedestres e o primeiro carro com airbag para pedestres. Agora, a montadora mostra o primeiro sistema do mundo de detecção de ciclistas que freia o carro sozinho em situação de risco.
Segundo dados da própria Volvo, cerca de metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa colidiram com carros, o que justifica a preocupação da montadora em investir na segurança daqueles que são mais vulneráveis no trânsito.
O sistema, que estará disponível a partir de maio, tem um radar instalado na grade frontal dos modelos e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central. A função do radar é detectar objetos na frente do carro e a distância entre ele e o automóvel.
A câmera de alta resolução determina de que tipo de objeto se trata, mesmo que o objeto esteja se movendo. Um dos exemplos de situação coberta pelo sistema, segundo a Volvo, é o caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo, automaticamente. Para que isto ocorra, tanto o radar quanto a câmera devem enviar dados, em fração de segundos, para a central eletrônica que identifica a existência do objeto, no caso, do ciclista.
Por Renato Lobo, com as informações de The City Fix Brasil